Projeto de arborização que melhorar temperatura da cidade de Batalha, AL

A ideia é plantar 5 mil mudas de plantas de três espécies diferentes. Município fica localizado no Sertão; forte calor castiga animais e moradores.




O calor escaldante castiga quem vive no Sertão de Alagoas. Pessoas e animais estão sempre em busca de uma sombrinha para se refrescar do tempo quente e, para isso, um projeto de arborização está sendo desenvolvido em Batalha, que tem a ambição de plantar 5 mil mudas de apenas três espécies.

Nas propriedades rurais da região, onde o calor é mais intenso, as áreas descampadas aumentam cada vez mais, principalmente nas fazendas de criação de gado. Onde antes havia mata, predominam as áreas de pastagem, mas até os animais necessitam de sombra. Quando o calor aumenta, é comum ver o gado descansar embaixo das poucas árvores que ainda restam.
Todo o trabalho está sendo feito neste parque de exposições, onde as 5 mil mudas estão sendo produzidas. O responsável pela produção das plantinhas é o engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual de Agricultura, João Petrúcio.
"Nosso objetivo é fazer um sombreamento na cidade e no campo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos animais. Para isso, é necessário recuperar a arborização da região, que foi dizimada ao longo do tempo, com mudas diversas", relata Petrúcio.
As três espécies de plantas escolhidas foram: o nim, planta de origem indiana que se desenvolve precocemente e é resistente ao calor; a craibeira, planta símbolo do estado de alagoas, utilizada com frequência na arborização de praças e jardins; e o tamarindo, fruta utilizada na produção de doces, geleias e licores.


"As mudas foram coletada em propriedades rurais da região, e adquiridas através de doação, feita por alguns produtores", acrescenta Petrúcio.

Como ainda está na época do calor, as mudas precisam ser aguadas diariamente. Um trator transporta o tanque de água para o trabalho poder ser feito.

Atualmente, as mudas estão com aproximadamente 15 centímetros de altura, e precisam chegar a 50 centímetros para poderem ser plantadas, mas somente isso não basta.
A recomendação é esperar o inverno chegar para o plantio poder ser feito. A chuva aumenta as chances das plantinhas se desenvolverem de forma mais segura. A iniciativa não é bem uma novidade. Uma avenida na entrada da cidade foi arborizada há cerca de seis anos com o plantio de mudas.
Dezenas de árvores também foram plantadas na frente de um laticínio, que além de mudar o visual da cidade, elas dão aos moradores sertanejos, alívio nos dias mais quentes.


Por G1 Alagoas
Segunda-Feira, 06 de Abril de 2015

,

0 comentários

Comentário