Artigo: Irmã Redempta, a generosidade de uma grande mulher

Trajetória de uma grande mulher






Jacoba Maria Bogrs, popularmente conhecida por Irmã Redempta, é holandesa, freira, ex-parteira, e atualmente diretora geral da Escola João Paulo II. Saiu  da Holanda para a ingresso de serviços integrados a Cruz vermelha e se destacou no Brasil, especialmente nos municípios de São José da Tapera, Pão de Açucar e municípios vizinhos. Além de fazer parte parte dos ornamentos principais o moinho de vento, oriundo de sua terra natal (Holanda).

Prestes a completar 85 anos no dia 17 de agosto deste ano .Com uma lucidez "invejável" 
sempre sorridente, Jocoba Maria Bogrs nasceu na Vila de Bavel-Ginneken, município de Brabant do Norte, localizado ao sul dos Países Baixos.

Considerada um "Anjo bom" pelo povo taperense, recebeu também o apoio de pessoas de outros estados brasileiros e de personalidades internacionais para elaboração de seus projetos sociais para ajudar quem mais precisa, ou seja, o sertanejo.

Fragilidade do povo sertanejo

 A irmã Redempta dedicou a sua vida aos pobres e excluídos, oferecendo-lhes todas as suas forças e amor. A admiração e o entusiasmo por ele romperam os limites geográficos da Holanda, espalhando-se pelo território brasileiro e pelo mundo até chegar a São José da Tapera e a todo sertão alagoano.

Ninguém poderia prever que, depois de muitos anos de necessidades e precariedades o sertão alagoano receberia um anjo bom para espalhar amor e solidariedade na região.

Os anos passaram e a realidade também. Hoje, os sertanejos, com ar de felicidade, entusiasmados e admirados com o presente, contam uma nova história de vida marcada por cidadania, justiça e dignidade. E é gratificante saber que essa boa mulher foi fundamental para esse grande avanço.

É dando (tudo) que se recebe (muito)...
Foto: Laelson Lins
A freira holandesa, raro exemplo de bondade e amor, passou a ser a alma, a figura central de uma das mais notáveis personalidade religiosa do sertão. 

Irmã Redempta foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do sertão. Suas grandes obras de caridade são referência estadual, e ganharam repercussão pelo país, tanto que seu nome é sempre relacionado à caridade e amor ao próximo.

Escola João Paulo II
Com todo esse trabalho, Irmã Redempta sempre achou que poderia e deveria fazer mais. Foi aí que fundou juntamente com o apoio do Padre Petrúcio (Pároco de Pão de Açucar) a escola João Paulo II que é referencia educacional no estado de Alagoas, a instituição é uma escola privada que faz filantropia no sertão há muitos anos. 

Uma característica marcante da instituição eram as saias pinçadas a altura do joelho, blusa branca e sapatos all star tradicional com meia soquete branca, compondo o tradicional fardamento da Escola de 1º e 2º Grau João Paulo II, que por muitos anos imperou. Mas, com a modernidade, as calças masculinas foram adotadas pelas jovens estudantes.

É indiscutível a bondade dessa mulher, jamais será esquecida as inúmeras bolsas de estudos dadas a população sertaneja para o ingresso na instituição João Paulo II ou até mesmo na Faculdade São Viscente. Muitos alunos da escola até hoje são apadrinhados por famílias holandesas trazidas pela Irmã Redempta.

Essa grandiosa freira foi inúmeras vezes homenageada com desfiles cívicos promovidos por discentes, docentes, coordenadores e funcionários de seu colégio, os quais eram realizados no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Dando destaque ao desfile realizado em 2012, o qual contava a trajetória de seus 50 anos de serviços prestados aos pobres, uma ala especialmente e única trazia os ex alunos que hoje são universitários ou formados em diversos cursos. Vale ressaltar que o último desfile cívico organiado na instituição foi realizado em 16 de setembro de 2014.

Além disso, o colégio João Paulo II nos últimos anos sempre ficou entre as melhores escolas do estado de Alagoas. Além ser a melhor instituição de São José da Tapera segundo os dados do INEP/ENEM.


Homenagens


Após muitos serviços prestados no Brasil, exclusivamente no sertão alagoano, a generosidade de Jacoba Maria Bogrs, essa mulher que sempre esteve muito presente na vida dos taperenses ganhou muitas homenagens por toda sua solidariedade. Uma das mais belas homenagem foi a nomeação de uma escola municipal com seu nome.

A escola Municpal Elizabeth Jacoba Maria Bogrs é considerada uma das melhores instituição pública do município. A escola conta com uma estrutura admirável e um grupo de docentes dedicados a educação.

Enfim, não haveria outro nome melhor para representar uma instituição de ensino como o nome da ilustre Irmã Redempta. Considerada uma das maiores referência educacional da região. 

Irmã Redempta, digna e memorável


A irmã Jocaba Maria Bogrs (Irmã Redempta), o "Anjo Bom",  se tornou o maior exemplo de generosidade e amor com as pessoas em São José da Tapera.

Diante do exposto, A Irmã Redempta deveria ter um memorial permanente sobre a vida e a obra no sertão, para guardar e divulgar o seu legado.


Referências para elaboração do Artigo: Blog da Gracinha/anexos e informações, Dados Educacionais INEP.




Quinta-Feira, 30 de Abril de 2015


Por Tapera em Foco



0 comentários

Comentário